Acontece

Disciplina Metodologia e Ética em Pesquisa na Área de Saúde

Ação inovadora do PPCSA em 2020
por Mariana Andrade Barcelos Rosa
Publicado: 20/11/2020 - 19:53
Última modificação: 20/11/2020 - 20:12

A Disciplina Metodologia e Ética em Pesquisa na Área de Saúde, coordenada pela Profa. Yara Cristina de Paiva Maia e Prof. Morun Bernardino Neto, foi mais uma ação inovadora que aconteceu em 2020 no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPCSA). A disciplina, obrigatória para os alunos matriculados nas três linhas de pesquisa do programa, contou com a participação dos pós- doutorandos Dra. Marceila de Andrade Fuzissaki, Dr. Tafarel Andrade de Souza e Dra. Maria Carliana Mota como tutores do método de ensino utilizado, o Project Based Learning (PBL).

Registro de visita técnica realizada sob supervisão do tutor e pós-doutorando Tafarel ao Laboratório de Nanobiotecnologia

No decorrer da disciplina, os alunos desenvolveram projetos de pesquisa para editais com o objetivo de captação de recursos financeiros para subsidiar a condução dos projetos de pesquisa. Nesse contexto, os tutores participaram ativamente, acompanhando o desenvolvimento dos projetos, que foram apresentados, ao final da disciplina, para uma banca avaliadora.

Registro das apresentações dos projetos de pesquisa ao final da disciplina

A disciplina ainda contou com a participação de pesquisadores especialistas em diversos temas que agregaram ainda mais conhecimento e contribuíram com a formação dos pós-graduandos, a saber: Prof. Dr. Luiz Carlos de Oliveira Júnior (Filosofia da Ciência), Profa. Dra. Ana Elisa Madalena Rinaldi (Tipos de estudos – Epidemiologia), Profa. Dra. Karine Rezende (Os bastidores do Comitê de Ética em Pesquisa– Problemas metodológicos na elaboração de projetos), Prof. Dr. Luiz Ricardo Goulart (Captação de recursos financeiros públicos e privados), Prof. Dr. Carlos Eduardo Paiva (Médico Cientista: Profissional em extinção?) e Prof. Dr. Guilherme Moraes Puga (Lattes, ORCID, Google Scholar).

Aulas síncronas e participação de pesquisadores especialistas

A disciplina foi regida pela Profa. Yara e pelo Prof. Morun, que ministraram aulas síncronas e assíncronas, abordando os temas Elaboração de Projetos de Pesquisa e Redação de artigos científicos originais. O encerramento da disciplina ocorreu com a apresentação da Profa. Yara, atual coordenadora do PPCSA, sobre as métricas da Coordenação de Aprimoramento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Seu discurso enfatizou o foco do programa que é a formação de recurso humano de qualidade e a busca pela excelência.

Profa. Yara e alunos da Disciplina Metodologia e Ética em Pesquisa na Área de Saúde ministrada em 2020
Tópicos: