Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde

por Portal PGCS FAMED
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 10/12/2019 - 13:59

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPCSA) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) oferece o Curso de Mestrado Acadêmico (desde 1996), Mestrado Profissional Associado à Residência em Saúde (desde 2011) e Doutorado (desde 2012).

O Programa vem utilizando a estrutura multidisciplinar da Faculdade de Medicina da UFU – unidade acadêmica a qual está alocado -, e interagindo ainda com outras unidades da Universidade, propiciando uma formação sólida, ampla e diversificada aos profissionais com interesse nas diversas áreas das Ciências da Saúde.

De maneira geral, os discentes do Programa tem formação em Medicina, Enfermagem, Nutrição, Biologia, Biomedicina, Educação Física, Psicologia, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia e Bioquímica, entre outras. O Programa pertence a área de Medicina I da CAPES.

Os docentes permanentes possuem envolvimento com alunos da graduação, além de apresentar produção científica expressiva e integração com grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

Histórico:
O curso de Pós‐graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia foi autorizado pela Resolução nº 02/1994 do Conselho Universitário, e recomendado pelo Grupo Técnico Consultivo da CAPES em 30/04/1996. O curso iniciou suas atividades em 1997 ligado ao Departamento de Clínica Médica. Em 2003, o Programa passou a ser designado “Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde”, tendo em vista a ampliação da sua área de atuação multidisciplinar. Muitos dos alunos titulados pelo programa desenvolvem, atualmente, atividades de ensino e pesquisa em Instituições Federais de Ensino Superior. O Mestrado Acadêmico – primeiro curso do programa -, foi autorizado pela Resolução nº 02/1994 do Conselho Universitário, e recomendado pelo Grupo Técnico Consultivo da CAPES em 30/04/1996. De acordo com a última avaliação da CAPES (2010‐2012), o Programa foi classificado com a nota 4 para o Mestrado Acadêmico. Em 2010 foi autorizada a criação do Mestrado Profissional Associado à Residência em Saúde (Resolução nº 13/2010 do Conselho Universitário), o qual foi recomendado pelo Grupo Técnico Consultivo da CAPES em 29 e 30/06/2010. O curso iniciou suas atividades no 1º semestre de 2011 e, de acordo com a avaliação trienal da CAPES (2010‐2012), foi classificado com a nota 3 para o Mestrado Profissional. Desde 2011 o PPCSA conta também com o curso de Doutorado, autorizado pela Resolução nº 16/2011 do Conselho Universitário, e recomendado pelo Grupo Técnico Consultivo da CAPES em 03/11/2011. O curso iniciou suas atividades no 1° semestre de 2012, tendo-lhe sido atribuído pela CAPES o conceito 4.
Objetivo:
- Formar docentes e pesquisadores para um exercício ético, técnico e crítico das áreas do conhecimento relacionadas com as Ciências da Saúde, a partir da produção e do avanço do conhecimento nesta área.  - Contribuir para as áreas de ensino e pesquisa no país, por meio da formação de docentes e pesquisadores que atuem em universidades públicas e particulares. - Incorporar novas metodologias pedagógicas e profissionais que darão suporte para o auto aprendizado permanente. - Avançar no estabelecimento de novas parcerias nacionais e internacionais, de forma a ampliar os horizontes no desenvolvimento de pesquisas de elevado impacto científico. - Criar condições de atualização do conhecimento conforme os avanços técnicos-científicos e as necessidades sociais por meio de práticas metodológicas capazes de promover a autonomia intelectual dos alunos. - Transferir o conhecimento científico adquirido e construído no âmbito do Programa para comunidade e sociedade, de maneira a gerar conhecimento socialmente útil, apropriado à realidade e adequado às necessidades da comunidade. - Criar condições para que ocorra o aumento e refinamento da produção científica desenvolvida.
Unidade Superior:
Av. Pará, 1720