Defesa de Dissertação de Mestrado - Ingressantes e Veteranos

Assunto:
Serviços / Mestrado / Documentos
Definições:

As orientações descritas abaixo são para todos os alunos do PPGCSAUDE - INGRESSANTES E VETERANOS

Para obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde será exigida, além de outras atividades estabelecidas pelo Regulamento e pelas normas gerais de pós-graduação, obrigatoriamente, a apresentação oral da Dissertação de Mestrado sobre a pesquisa, dentro da área de concentração e linhas de pesquisa do Programa. As orientações descritas são para os alunos que ingressaram nos Cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico partir do ano de 2024.

A banca examinadora de Mestrado será́ composta pelo orientador, com indicação de 2 (dois) de docentes para participarem como membros titulares da Banca Examinadora, sendo, no mínimo, 1 (um) externo à UFU, e 2 (dois) docentes para participarem como membros suplentes da Banca, sendo, no mínimo, 1 (um) externo à UFU.  Os membros da banca deverão ser aprovados pelo colegiado do PPGCSAUDE.

A(O) discente deverá fazer uma apresentação oral de sua Dissertação durante 30 (trinta) a 50 (cinquenta) minutos e cada examinadora ou examinador terá, no máximo, 30 (trinta) minutos para arguir a(o) discente, exclusivamente sobre assuntos ligados ao tema versado, e de igual tempo disporá a(o) discente para responder à arguição. É facultado à examinadora ou ao examinador, com anuência da(o) discente, arguir pelo processo de perguntas e respostas e, neste caso, o prazo máximo de arguição será de 60 (sessenta) minutos, utilizados por ambos, examinadora ou examinador e discente.

Será considerada(o) aprovada(o) na Defesa da Dissertação de Mestrado a(o) discente que obtiver a aprovação da Comissão Examinadora.

Será lavrada a ata de julgamento com o conceito:

I – APROVADA(O)

II – REPROVADA(O)

Caso a(o) discente seja REPROVADA(O), deve-se elaborar um relatório contendo as informações, justificando o motivo da reprovação e a(o) discente deverá submeter-se a nova Defesa da Dissertação em, no máximo, 60 (sessenta) dias, não podendo ter nova reprovação. Se for reprovado pela segunda vez ou se não cumprir as condições e prazo regulamentares previstos neste Regulamento e nas Resoluções e normas gerais da pós-graduação, o aluno será automaticamente desligado do PPG.

A sessão da Defesa da Dissertação é pública

Requisitos:

São requisitos necessários para a autorização para agendamento de Defesa de Dissertação de Mestrado

• Ter totalizado os créditos obrigatórios e optativos exigidos, conforme currículo do ano de ingresso no Programa.
  • Ter a aprovação no Exame de Qualificação
  • Não ter registrado no histórico escolar nenhuma pendência, inclusive documentos pessoais e acadêmicos.

Se a pendência não for resolvida, a Defesa de Dissertação de Mestrado não será agendada.

Orientações:

ORIENTAÇÕES PARA AGENDAMENTO:

1- Consultar a agenda de Exames de Qualificação e Defesa de Dissertação e Tese disponível no link a seguir:http://www.ppcsa.famed.ufu.br/defesas

2- Encaminhar para o e-mail ppcsa@famed.ufu.br a solicitação da reserva da data e horário pré-definidos com a banca.

Obs.: Somente serão agendadas duas bancas examinadoras por dia (manhã/tarde).

3- Enviar por e-mail no mínimo 60 dias que antecedem a data prevista, para homologação em reunião do Colegiado do PPGCSAUDE:

• Formulário de Solicitação de Agendamento de Defesa da Dissertação de Mestrado (anexo) que deverá estar em formato PDF liberado para cópia dos dados informados e obrigatoriamente assinado pelo orientador pela plataforma gov.br.
  • Histórico Escolar sem pendências

4- Enviar por e-mail no mínimo 21 dias que antecedem a data prevista para a realização do exame:

Importante:

Não enviar por e-mail qualquer documentação para os componentes da Banca. O envio da Carta Convite e a Dissertação de Mestrado é de responsabilidade da secretaria do PPCSA.

Informamos que é de inteira responsabilidade do aluno/orientador verificarem com antecedência as condições do local e equipamento a serem utilizados no dia da Defesa da Dissertação de Mestrado, os mesmos deverão estar presentes no local presencialmente ou sala de web conferência com antecedência para receber os membros da banca examinadora.

Setor Responsável: