Epidemiologia e biomarcadores da doença renal crônica: uma abordagem multi-análises

por Gisele
Publicado: 27/10/2022 - 16:47
Última modificação: 19/12/2023 - 16:47

A doença renal crônica (DRC) tem elevada prevalência e apresenta muitos fatores de risco, como hipertensão arterial (HA), diabetes mellitus (DM), obesidade, dislipidemia e síndrome metabólica. Além de prevalentes, os fatores de risco são altamente inter-relacionados, o que eleva a chance de desenvolvimento das condições negativas de saúde. No Brasil, a carga de DRC por fator de risco é desconhecida, bem como os fatores e os comportamentos que se agregam nos indivíduos e se associam à DRC. Portanto, o objetivo do presente projeto é desenvolver estudos na área da epidemiologia da doença renal no Brasil, com ênfase na análise da tendência da doença entre os anos 2013 e 2019 e nos padrões relacionados à saúde da população. Os objetivos específicos são: 1- estimar a prevalência ajustada por idade e a tendência da DRC entre adultos brasileiros, de acordo com a presença dos principais fatores de risco; 2 - identificar padrões relacionados à saúde, por meio da análise fatorial, e associá-los à DRC na população brasileira; 3 - associar a modalidade de tratamento da DRC (conservador, diálise ou transplante renal) aos padrões relacionados à saúde. O projeto utilizará dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), inquérito domiciliar brasileiro realizado nos anos 2013 e 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Serão analisadas informações socioeconômicas e demográficas (sexo, idade, escolaridade, raça/cor), condições de saúde (HA, DM, DRC, hipercolesterolemia e doença cardiovascular autorrelatadas, além do excesso de peso), estilo de vida (tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, nível de atividade física e consumo alimentar) e modalidade de tratamento da DRC (conservador, diálise ou transplante renal) ou a falta de tratamento regular. Serão apresentadas as prevalências ajustadas por idade e as tendências dos fatores de  risco da DRC entre 2013 e 2019. Para a identificação dos padrões relacionados à saúde será utilizada a análise fatorial exploratória. Análises de regressão serão realizadas para avaliar se existe associação da DRC com cada padrão identificado. Por fim, as modalidades de tratamento da DRC serão associadas aos padrões relacionados à saúde. Todas as análises serão realizadas no software Stata versão 15, considerando nível de significância de 5% e os efeitos da amostragem complexa da PNS (módulo survey). Espera-se identificar a tendência da DRC entre adultos brasileiros, de acordo com a presença dos principais fatores de risco, além dos padrões relacionados à saúde que são associados à DRC. A partir desses resultados, torna-se possível o planejamento das políticas de saúde de forma mais assertiva e efetiva. Além disso, espera-se preencher as lacunas existentes no conhecimento da epidemiologia da doença renal e colaborar com a comunidade científica, a partir da publicação dos artigos fruto deste projeto em revistas de alto impacto.