Desenvolvimento de medida de alta precisão dos efeitos citotóxicos de praguicidas por meio de escala múltipla baseada em variáveis termodinâmicas e cinéticas relacionadas à fragilidade celular

por Gisele
Publicado: 30/10/2017 - 16:37
Última modificação: 27/07/2018 - 11:38

Descrição: Diversos são os danos à saúde humana que os pesticidas podem causar como: imunodepressão, distúrbios hormonais, redução da inteligência, anomalias reprodutivas e câncer. Uma vez que os pesticidas atingem não apenas os trabalhadores rurais, mas também os trabalhadores da indústria envolvidos na sua produção e a população em geral que consome os alimentos e água potencialmente contaminados, o controle e monitoramento dos impactos à saúde provocados pelos pesticidas é tema de grande interesse à saúde pública. Nesse afã, as células como unidade básica e funcional de tecidos e órgãos, sinalizam antecipadamente a perda da saúde e refletem o estado geral do indivíduo uma vez que estão estreitamente relacionadas com a homeostase do organismo. Das diferentes células que constituem organismos complexos como os humanos, os eritrócitos são as melhores depoentes da saúde geral uma vez que percorrem as diversas partes do organismo e sinalizam o estado homeostático mesmo para tecidos de difícil acesso como o neural. Destarte, esse projeto tem a finalidade de desenvolver uma medida de elevada precisão da toxicidade eritrocitária por meio da criação de uma escala múltipla derivada de parâmetros termodinâmicos e cinéticos obtidos por meio da avaliação do impacto de pesticidas sobre a homeostase de eritrócitos humanos. A escala múltipla tem a habilidade de representar os diversos aspectos de um conceito complexo em uma única medida. A modelagem matemática desses fenômenos permitirá a criação de uma escala de valores de referência para o monitoramento da citotoxicidade eritrocitária. Essa escala atuará como um avaliador de elevada precisão capaz de orientar tomadas de decisão em saúde pública e clínica médica, julgamento para liberação ou retirada de produtos tóxicos no mercado, avaliação da ameaça ao equilíbrio ecológico e diversidade biológica regional além de expressar a qualidade de vida e segurança de trabalhadores rurais ou da indústria.

Linhas de Pesquisa: