Educação e Saúde da Mulher, Bioética, Direitos Sexuais e Reprodutivos

por Gisele
Publicado: 20/09/2021 - 14:14
Última modificação: 27/10/2022 - 16:00

O foco do projeto é validar e propor estratégias educacionais voltadas para o desenvolvimento de competências relacionais dos estudantes da área da saúde e para a qualidade de vida e bem estar mental dos estudantes. A Educação em Saúde é inerente a todas as atividades do Sistema Único de Saúde (SUS) e alicerce integrador do âmbito coletivo ao individual. Além disso, a Educação em Saúde constitui um mecanismo primordial de inclusão social e emancipação frente aos direitos de cada indivíduo e da sociedade como um todo, o que vai de encontro à proposta do Política Nacional Educação Permanente em Saúde. Entretanto, na zona rural, onde o acesso à informação, à educação e, frequentemente à saúde é dificultado, nota-se deficiência na inserção da Educação em Saúde, em decorrência da negligência do Estado frente a uma parcela minoritária da população atual. Nessa perspectiva, a inserção dos alunos do Curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na realidade da zona rural do município de Uberlândia – MG é uma oportunidade ímpar para a criação de um ambiente de construção conjunta de novos saberes e de ressignificação de valores e crenças de ambas partes. O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa mantido pelo Ministério da Educação que tem como objetivo promover melhorias no ensino superior, a partir da integração efetiva de atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação num modelo de educação tutorial. O grupo PET Medicina decidiu propor um projeto de extensão na zona rural do município de Uberlândia com proposta metodológica vinculada ao conceitos de Educação em Saúde e de Educação Popular em Saúde, com o objetivo de promover ações de Educação Popular em Saúde no Distrito de Martinésia, Uberlândia-MG. Todas as ações realizadas serão construídas e desenvolvidas juntamente com os alunos e profissionais da Escola Municipal Antonino Martins da Silva. A Educação em Saúde é inerente a todas as atividades do Sistema Único de Saúde (SUS) e alicerce integrador do âmbito coletivo ao individual. Além disso, a Educação em Saúde constitui um mecanismo primordial de inclusão social e emancipação frente aos direitos de cada indivíduo e da sociedade como um todo, o que vai de encontro à proposta do Política Nacional Educação Permanente em Saúde. Entretanto, na zona rural, onde o acesso à informação, à educação e, frequentemente à saúde é dificultado, nota-se deficiência na inserção da Educação em Saúde, em decorrência da negligência do Estado frente a uma parcela minoritária da população atual. Nessa perspectiva, a inserção dos alunos do Curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na realidade da zona rural do município de Uberlândia – MG é uma oportunidade ímpar para a criação de um ambiente de construção conjunta de novos saberes e de ressignificação de valores e crenças de ambas partes. O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa mantido pelo Ministério da Educação que tem como objetivo promover melhorias no ensino superior, a partir da integração efetiva de atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação num modelo de educação tutorial. O grupo PET Medicina decidiu propor um projeto de extensão na zona rural do município de Uberlândia com proposta metodológica vinculada ao conceitos de Educação em Saúde e de Educação Popular em Saúde, com o objetivo de promover ações de Educação Popular em Saúde no Distrito de Martinésia, Uberlândia-MG. Todas as ações realizadas serão construídas e desenvolvidas juntamente com os alunos e profissionais da Escola Municipal Antonino Martins da Silva.

Tópicos: