Acontece

Workshop - Novo paradigma na CAPES: como isso nos afeta?

Workshop PPCSA
por Mariana Andrade Barcelos Rosa
Publicado: 02/12/2019 - 15:13
Última modificação: 10/12/2019 - 12:15

No dia 7 de novembro de 2019, o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPCSA) promoveu o Workshop intitulado "Novo paradigma na CAPES: como isso nos afeta?". O objetivo do evento foi discutir as novas diretrizes de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para os programas de pós-graduação do país e os impactos gerados por esse novo modelo.

Programação

O evento, realizado também em comemoração aos 23 anos do PPCSA, foi iniciado com a apresentação do Coral da UFU regido pela professora Edmar Ferreti. Logo em seguida a mesa de abertura foi composta pela Profa. Dra. Eloísa Amália Vieira Ferro, diretora de Pós-graduação da UFU, Profa. Dra. Ana Elisa Madalena Rinaldi, diretora substituta da Faculdade de Medicina, e Profa. Dra. Yara Cristina de Paiva Maia, coordenadora do PPCSA.

Coral UFU
Mesa de abertura

A programação foi constituída por três palestras. A primeira foi ministrada pela Profa Dra. Eloísa Amália Vieira Ferro com o título Avaliação como oportunidade de desenvolvimento dos programas de pós-graduação. A professora expôs que a CAPES, a partir de 2021, realizará avaliação multidimensional e, em virtude disso, irá exigir que o programa de pós-graduação tenha seu próprio planejamento. Nesse contexto, a autoavaliação aparecerá como ferramenta fundamental, pois sinalizará o caminho da pós-graduação, firmando-se como uma oportunidade para o desenvolvimento do programa. A professora Eloísa ressaltou ainda a importância de se fazer o planejamento juntamente com a autoavaliação.

Palestra Profa. Eloísa

Na sequência, a Profa. Dra Yara Cristina de Paiva Maia ministrou a palestra intitulada Perspectivas da nova avaliação quadrienal: mudanças de paradigmas. A professora apresentou a linha do tempo do PPCSA, o plano de ação a curto prazo e o planejamento estratégico do programa. Destacou a relevância de unir esforços individuais numa estratégia de grupo que oriente os ajustes necessários para que o PPCSA seja bem avaliado ao término deste quadriênio e também permita iniciar o próximo quadriênio de maneira forte, coesa e consistente em busca da excelência.

Palestra Profa. Yara

Após um breve coffe-break, o Prof. Dr. Guilherme Moraes Puga, coordenador substituto e docente permanente do PPCSA, encerrou o evento, ministrando a palestra denominada Como preencher o “Lattes” e o “Orcid”. O professor salientou a importância dos docentes e discentes atualizarem os seus currículos para o correto registro da produção científica do programa. Apresentou ainda tutorial para a atualização das produções nas referidas bases de dados.

Palestra Prof. Guilherme

Na fala de encerramento, a Profa. Yara agradeceu a presença do público, a apresentação do Coral UFU, o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Diretoria de Pesquisa, da Faculdade de Medicina e, enfim, todos os envolvidos na organização, mencionando, especialmente, a secretaria do PPCSA. O evento atingiu o resultado esperado ao contar com a participação de mais de 100 discentes e 17 docentes credenciados no programa.

Público
Conceito 5
Docentes e Secretaria PPCSA
Tópicos: